BOPE inaugura Igreja Evangélica no Rio de Janeiro – “Culto das Caveiras”
Uma nova igreja evangélica foi aberta dentro da sede de uma das mais temidas polícias do Brasil, o BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, do Rio de Janeiro/RJ.
“Alegrei-me quando disseram: Vamos à casa do Senhor“. Uma faca na caveira era o pano de fundo para o salmo enviado pela Congregação Evangélica BOPE que convidava, via Whatsapp, fiéis e suas famílias a conhecerem o novo espaço para cultos.
Na sede do BOPE, localizada no bairro de Laranjeiras, o “Culto dos Caveiras” acontece faz tempo. Desde os anos 90, policiais se reúnem para ouvir e pregar a palavra do Senhor numa celebração como qualquer outra: leituras bíblicas, testemunhos e até banda de louvor.
Mas, no último dia 20 de maio, foi inaugurado um espaço criado na corporação especialmente para fazer as vezes de igreja. A congregação evangélica do BOPE, que também tem como símbolo a faca na caveira, recebeu o pastor e jornalista Antonio Carlos Costa, presidente da ONG Rio de Paz, especialmente para inauguração do lugar.
O culto dos Caveiras teve início com a leitura da bíblia por um subtenente fardado de preto. Seguiram-se canções, até o aviso de que a banda da PMERJ não ficaria até o final da celebração, pois os músicos haviam sido convocados para o enterro de um policial morto em serviço, disse o subtenente.
Um novo pregador subiu ao púlpito e agradeceu nominalmente quase todos os presentes que ajudaram na obra. Segundo o pregador, a congregação evangélica do BOPE foi erguida com tijolo, cimento e massa pelos próprios policiais e com a ajuda de moradores da comunidade do Tavares Bastos.
Após a pregação da Palavra, houve um coquetel. Em seguida, o comandante da corporação cortou uma pequena fita amarela e todos entraram no espaço com uma enorme alegria. Alguns choraram. Então, todos fecharam os olhos e oraram — talvez um dos poucos momentos em que os Caveiras, diante de desconhecidos, se dão ao luxo de fechar os olhos.
A Congregação Evangélica do BOPE possui página no Facebook, onde divulga seu trabalho. Disponível neste link.
Abaixo algumas imagens da inauguração da igreja:
Desculpe , estou rindo . A vida desses homens é estressante, Têm família e o dinheiro que ganham mal da para pagar um lugar para morar , quanto mais dar uma boa educação para seus filhos.
Vivem rodeados de falcatruas e os que não são corrompidos , são pressionados e muitas vezes mortos. Se o CULTO os FORTALECE , então que assim seja. Olhando os soldados músicos chorei , e vejo estes homens levando a mão ao peito na oração , é comovente , pois me coloco no lugar deles não como cidadã , mas como ser humana que sou.
SALVE o “Culto dos Caveiras”.
A Igreja lá Bope é uma Benção , quero deixar aqui o meu agradecimento aos irmãos Ozéas e Monteiro que me receberam de maneira espetacular no batalhão. A palavra que quero deixar é GRATIDÂO.
Culto da Caveira!!! Fala sério. Pode se adorar a Deus dessa maneira? Isso me soa meio ambíguo.
E não adianta serem cheios de luz no culto, e depois, bichos vorazes nas ruas.