ÉDEN – Significado e resumo histórico bíblico
Eden ||
Nome no hebraico: גן עדן (ou “Gan Eden”).
A origem do termo “Éden“ em hebraico deriva da palavra acade Edinu, que também deriva do sumério E.din. Em todas estas línguas a palavra significa Planície ou Estepe.
A Septuaginta traduz do hebraico (Gan) “Jardim” para palavra grega (pa·rá·dei·sos) ou “Paraíso“. Devido a isso, quando traduzido do grego para o português, temos a associação da palavra “Paraíso” com o “Jardim do Éden“, ou “Jardim do Paraíso“.
No livro de Gênesis, Deus plantou um Jardim no Éden (dentro do Éden). Deus fez toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer. Nele também colocou, ao centro, a Árvore da Vida e a Árvore da Ciência (conhecimento) do Bem e do Mal. O homem e a mulher (Adão e Eva) seriam os cultivadores, os cuidadores desse jardim, ou seja, trabalhariam para mantê-lo e retirar dele o seu sustento.
O texto de Gênesis 1:9 diz claramente, tanto em nossa versão traduzida para o português quanto no original hebraico que: “Deus chamou a porção seca de terra”. Essa expressão está no singular, do contrário Deus chamaria de “porções secas”; ou seja, havia apenas um grande continente (que hoje chamados de Pangeia) que era uma terra com pequenas elevações (mesmo os maiores cumes seriam muito baixos se comparados aos de hoje), já que o significado para a palavra Éden é “Planície ou Estepe”.
Um rio nascia no Éden e ia regar o jardim, dividindo-se a seguir em quatro braços. Segundo a descrição bíblica, o nome do primeiro é Pison, rio que rodeia toda a região de Havilá. O nome do segundo rio é Ghion, o qual rodeia toda a terra de Cuche. O nome do terceiro é Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.
Não se sabe ao certo onde situavam-se os rios Pison e Gihon. O historiador Flávio Josefo identifica-os como sendo o rio Ganges (Pison) e o rio Nilo (Gihom). Os relatos que originaram o Gênesis seriam provenientes de uma época em que os mares eram mais baixos. A região do Golfo Pérsico tem uma profundidade média de 50 metros e máxima de 90 metros, portanto toda a área era região acima do nível do mar. Os dois rios atualmente não identificados possivelmente seriam rios que chegariam ao golfo vindos do Irã ou da Península Arábica.
O dilúvio teria resultado na subida do nível dos mares, inundando a região do Golfo e consequentemente ocultando sob o mar a localização do Jardim do Éden, possivelmente alterando o clima da região e contribuindo para a desertificação da península arábica.
Podemos concluir que, antes do dilúvio havia um só continente, a parte seca (Pangeia) a qual Deus chamava pelo nome de Éden, onde estava o Jardim que Ele mesmo criou para Adão e Eva morarem e de onde foram expulsos após pecarem contra Deus. Após o dilúvio, os continentes estavam separados e não existia mais o Éden, que Deus havia planejado e criado para ser eterno.
Imagem fonte: Reprodução Google
ola, bom dia , gostei muito da descoberta pois eu não sabia disso fiquei maravilhado. muito obrigado por ter pessoas disposta a nos esclarecer alguns assuntos concernentes a bíblia sagrada.
Que bom que te ajudou meu querido. Tudo é para honra e glória de Jesus!
Obrigado por entrar em contato. Deus te abençoe. Grande abraço.
Gostei muito do esclarecimentos.
Mas poderia ser exato
Raciocínio muitíssimo esclarecedor, pois desde criança ouço ensinarem como se o Éden e o Jardim do Éden fossem a mesma coisa. Depois que me atentei para o fato de que Deus pôs um jardim no Éden, ou seja, são claramente nomes referentes a duas localidades. Muito obrigada pelos estudos e pelo compartilhamento. Que Deus continue te abençoando e iluminando a mente!
Como Deus foi bom ao me guiar até vcs. Estou fazendo um estudo que, sem alguns significados específicos, perde o sentido. E como estou estudando sozinha, peço o tempo todo a direção do Espírito Santo e sei que foi Ele que me trouxe aqui. Deus os continue abençoando!
na minha biblia de estudo diz que eden significa prazer
Eden ” terra de delicia”
Muito bom …Deus abençoe vcs!!!
Gostaria muito de saber onde estava o sol no relato de izaias 14
Então; isso evidência que: a terra é plana, redonda mas não uma bola, pois é dito no texto de Gênesis que Deus ordenou que aparecesse a porção seca, ora! A terra foi tirada das águas, repare que à medida que as águas se afastam do litoral, elas são frias até congelarem nas bordas dessa imensa terra arredondada.
Não existe esse tal planeta esférico.
A água é estacionaria ela nivela as superfícies
E as nascentes dos rios são sempre nos altos, as águas correm pro mar e ele nunca se enche.
Um controle do Deus criador não deixa as águas submergir o que ele fez emergir, a terra, enorme essa terra, único planeta, o resto são :
O Sol, a lua e as estrelas.
Então a terra é uma moeda? Explica para mim essa rota que fiz semana passada pela austrail ayrlines e deu certinho o horário de 6h, 😅😅😅 quero ver proteger terra chata após isso.
Então se chegar nas bordas cai num abismo e chegam numa rota final, ou seja da borda norte nunca atingirá a sul pois tem um abismo aí tem de vir de ré pra atingir o lado oposto da borda.. puxa eu não sabia disto, por isto do Brasil, nunca chegaremos na China indo para o lado da borda oposta. Instansponivel…plana mesmo!!!
essa sua resposta faz muito sentido no que diz respeito a criação, esse controle de DEUS é extraordinário é soberano!
A terra não é plana, do contrário não existiria fuso-horário.
Só porque a terra era uma planície, não quer dizer que seja plana. Considere cobrir o globo com um lençol e verá que deforma e cria “pequenos montes” que é o que diz a Bíblia. Por causa da terra que é curvilínea.
Se a terra fosse plana, não haveria montanhas e se há montanhas, você poderia ver com um telescópio várias delas a distância.
Outra coisa, se a terra fosse plana, você não veria estrelas e planetas sumindo e desaparecendo, dependendo da órbita terrestre, porque eles simplesmente ficariam mais perto ou mais longe, mas não existiria mais o dia e a noite.
Bem, pra mim está teoria da terra plana é só mais uma pra nós afastar do projeto perfeito da criação de Deus.
Muito interessante essa história!
Gostei dessa explicação!
Pingback: Sonhar com jardim | Desvende agora os seus significados!
Se a Torre de Babel fosse finalizada, alcançaria o Jardim do Eden? Seria possível o acesso do homem ao Jardim do qual foi expulso?
Não, mesmo!
Deus colocou um anjo e uma espada que se movia sem auxílio de mãos ao redor do jardim desta forma jamais o homem poderia retornar a este jardim terreno mas deu nós a chance de entrar no jardim celestial.
Pingback: Conheça as interpretações de sonhar com jardim
Furado. Na epoca da Pangeia ainda não existia o homem, que é muito mais recente.
O propósito aqui é entendermos a criação a luz da Bíblia e isto faz todo o sentido, pena a ciência não querer dar o braço a torcer e aceitar que ambas as narrativas coexistem. Agora se acredita em outras teorias da ciência moderna que não conseguem explicar com exatidão a nossa origem, tudo bem. Eles sempre separam as coisas em milhões de anos pra nosso intelecto não conseguir juntar A+B.
Planície, plano! Uhummm… entendi… nada a ver com paraíso, e sim com a terra plana….
Não é porque a Bíblia fala em planície que significa que a terra é plana. Mas sim que a parte onde havia terra era um terreno continuo, sem divisões.
A interpretação parte do ponto de vista do criador e do observador.
Como a Terra é um globo enorme, nós não conseguimos ver a borda ou chegar nela porque justamente ela é esférica, mas não parece que estamos em um globo. Visto aqui da terra, mas do espaço é nítido ver o globo terrestre e como são os outros planetas.
Que bom foi a minha visita ao Jardim do Edem pena foi ser em sonho mas deu para ver e sentir que algo muito maravilhoso pude observar; nunca vi nada com com aquelas cores aquela luz.
Bem peço para que me seja permitido lá voltar mas não sei se mais alguma vez me será permitido.
Obrigado pela explicação…
É bom saber o significado,de algum itens da biblia.A maneira como ela está escrita,é e continua a ser um mistério. Ainda hoje,no século 21,há tanto mistério, escondido nas frases da biblia ,por desvendar.Obrigada,a quem se dedica a desvendar esses misterios.Que Deus vos elumine,em todos os segundos dos vossos dias .
Rico estudo Amei. Que Deus abençoe
Gostaria de participar de um grupo de estudo no WhatsApp se alguém tiver me ADC paz de Cristo.
Irmão, tudo bem? Paz de Cristo seja contigo.
Infelizmente ainda não temos grupo no WhatsApp… mas se um dia tivermos deixaremos um icone no site para que as pessoas possam acessar. Deus abençoe sua vida. Abraços.
Na minha opinião , ainda falando sobre o Éden , após a Grande inundação , o Dilúvio , mudou-se completamente a paisagem , os leitos dos rios e tudo mais foi alterado , pois Deus diz mais a frente = Eis que faço nova todas as coisas .
A bíblia Almeida Revista e Atualizada com números strong cita a palavra ” עדנּ ” Éden o mesmo que 05730 ; Éden = “prazer” n pr m loc
1) o primeiro lugar de morada do ser humano depois da criação; localização desconhecida n pr m
2) um levita gersonita, filho de Joá, nos dias do rei Ezequias, de Judá
Poderíamos então traduzir o Jardim do Éden como Jardim do Prazer ou Jardim do Deleite, Alegria, etc
Muito bom,Gratidao
Excelente, hoje ouvi o pastor falando do assunto chamou a atenção que a Biblia relata o jardin NO Eden, isto é, o Eden era justamente a Pangeia, ele chamou atenção para este detalhe mas ajudaria as pessoas a entenderem pois buscamos entender com a divisão atual dos continentes. Muito bom.
Gostei da página e do estudo, e quero ser notificada quando tiverem outros estudos tão esclarecedores como esse.
Deus o abençoe!!!